O Despertar Do Gigante: Reflexões Sobre O Poder De Agenda Do Presidente Em Períodos De Crise.
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2018.53013Resumen
O presente artigo objetiva compreender a correlação de forças entre os poderes Executivo e Legislativo em momentos históricos de engessamento da vida política no país. Em períodos caracterizados por crise econômica e/ou política, a instabilidade da agenda pública leva à prevalência do Executivo Federal, em detrimento das discussões no seio do parlamento brasileiro, gerando certa instabilidade e agravando períodos de abalo institucional. Através do método qualitativo, o artigo revisará bibliografia para analisar a hipótese de hegemonia da agenda da Presidência da República em relação aos outros poderes, inclusive, através de seus mecanismos de veto, visando pautar o jogo político.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).