QUANDO A UNIVERSIDADE TEM LUGAR NO DEBATE PÚBLICO: A TRAJETÓRIA DO GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES DA AÇÃO AFIRMATIVA (GEMAA)

Autores

  • Marcia Rangel Candido IESP-UERJ https://orcid.org/0000-0003-3466-000X
  • Poema Eurístenes Portela Mestranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/cesp.2019.45504

Palavras-chave:

GEMAA, Pesquisa, História institucional, Racismo, IESP-UERJ

Resumo

Este ensaio elabora uma breve história do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA), núcleo de pesquisa sediado no IESP-UERJ. Para tal, após uma pequena introdução, o texto ressalta três marcos de trajetória institucional: o conteúdo desenvolvido, que possui duas grandes linhas de investigação concentradas no acesso ao ensino superior, ou na diversidade em representações da indústria cultural; as estratégias de comunicação, caracterizadas pela contínua intervenção no debate público, a partir da interlocução com a mídia, atores governamentais e movimentos sociais; e, por fim, a coletividade do legado de conhecimento produzido, que reúne gerações de cientistas sociais. De uma maneira geral, a principal contribuição do GEMAA à sociedade tem sido a difusão de evidências empíricas de desigualdades raciais e injustiças sistemáticas contra os pretos e pardos no Brasil.

Biografia do Autor

Marcia Rangel Candido, IESP-UERJ

Doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e bolsista CAPES.

Poema Eurístenes Portela, Mestranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Mestranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Downloads

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Dossiê