SOL NA CABEÇA E CORRERIA SOB OS PÉS: VIDA E PRODUÇÃO DE LUIZ ANTONIO MACHADO DA SILVA
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2019.45435Palavras-chave:
Urbano, Mercado, Trabalho, Violência, CidadesResumo
O presente ensaio visa apresentar as principais contribuições das obras do professor e pesquisador Luiz Antonio Machado da Silva para a Sociologia e a Antropologia, dando destaque à sua elaboração sobre o mundo popular urbano e as questões de primeira ordem colocadas pelo autor acerca deste universo. Com um arcabouço investigativo multifocal, buscamos demonstrar como o autor se debruça sobre o cotidiano e a vida nas cidades. Temas como mercado, trabalho, moradia e violência são destrinchados de forma profunda ao longo de sua carreira acadêmica, que perpassa gerações. No ano de celebração dos cinquenta anos do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, retomamos suas contribuições como professor e pesquisador do IUPERJ ao IESP-UERJ. Os trabalhos de pesquisa, orientação e circulação de conhecimento, realizados por Machado, apresentam relevância e oxigenação, em um fluxo contínuo de produção que acompanha as transformações e a complexidade do fenômeno urbano e suas dinâmicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).