SOL NA CABEÇA E CORRERIA SOB OS PÉS: VIDA E PRODUÇÃO DE LUIZ ANTONIO MACHADO DA SILVA

Autores

  • Clara Polycarpo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)
  • Hellen Cristina Silva de Oliveira Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/cesp.2019.45435

Palavras-chave:

Urbano, Mercado, Trabalho, Violência, Cidades

Resumo

O presente ensaio visa apresentar as principais contribuições das obras do professor e pesquisador Luiz Antonio Machado da Silva para a Sociologia e a Antropologia, dando destaque à sua elaboração sobre o mundo popular urbano e as questões de primeira ordem colocadas pelo autor acerca deste universo. Com um arcabouço investigativo multifocal, buscamos demonstrar como o autor se debruça sobre o cotidiano e a vida nas cidades. Temas como mercado, trabalho, moradia e violência são destrinchados de forma profunda ao longo de sua carreira acadêmica, que perpassa gerações. No ano de celebração dos cinquenta anos do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, retomamos suas contribuições como professor e pesquisador do IUPERJ ao IESP-UERJ. Os trabalhos de pesquisa, orientação e circulação de conhecimento, realizados por Machado, apresentam relevância e oxigenação, em um fluxo contínuo de produção que acompanha as transformações e a complexidade do fenômeno urbano e suas dinâmicas.

Biografia do Autor

Clara Polycarpo, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Doutoranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS/UFF) e formada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é pesquisadora do Grupo CASA - Estudos sobre Moradia e Cidade e do Dicionário de Favelas Marielle Franco. Bolsista CAPES.

Hellen Cristina Silva de Oliveira, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Bacharel em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Mestra e doutoranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos IESP/UERJ, onde participa dos grupos de pesquisa CASA - Estudos sobre Moradia e Cidade e NETSAL - Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina.

Downloads

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Dossiê