CESAR GUIMARÃES: UM PROFESSOR

Autores

  • Rafael Rezende IESP/UERJ
  • Matheus de Sá Moravia IESP/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/cesp.2019.45434

Palavras-chave:

Cesar Guimarães, Pioneiros, Professor, Homenagem

Resumo

Cesar Coelho Guimarães é um dos percussores da Ciência Política no Brasil e um dos maiores pensadores vivos da política. Erudito, Cesar é conhecido por sua gigantesca e fundamental obra, embora cada vez menos valorizada: um vasto e profundo conhecimento teórico não especializado em apenas uma grande área e um apreço verdadeiro pela docência. Transita pelos mais diversos campos do conhecimento com naturalidade. Ensina seus alunos com preocupação intensa no aprendizado de todos, com sabedoria e rigor, sensibilidade e clareza. Em tempos de tanto ódio e incerteza, sua disciplina pessoal na dedicação à docência se confunde cotidianamente com seu profundo respeito aos seres humanos e suas vidas, sinais claros de um homem que exala demofilia em suas ações. Próximo de seu aniversário de 80 anos, quase todos dedicados à formação teórica de diversos cientistas brasileiros, o professor Cesar Guimarães recebe esse delicado texto como uma merecida homenagem de seus alunos.

Biografia do Autor

Rafael Rezende, IESP/UERJ

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Mestre em Sociologia pelo IESP/UERJ. Doutorando em Sociologia pelo IESP/UERJ.

Matheus de Sá Moravia, IESP/UERJ

Baacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Atualmente é Doutorando em Ciência Política IESP/UERJ.

Downloads

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Dossiê