UM PANORAMA DOS 50 ANOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IESP ATRAVÉS DE SUAS EMENTAS

Autores

  • Paulo Henrique Paschoeto Cassimiro Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/cesp.2019.45409

Palavras-chave:

IUPERJ. IESP. Pós-graduação. Ciência Política. Sociologia.

Resumo

A celebração dos 50 anos da pós-graduação do IESP tem servido de motivo para uma ampliação de pesquisas e iniciativas de memória e divulgação da trajetória intelectual da instituição, que se confunde inextrincavelmente com a história das ciências sociais no Brasil. Os anuários, publicados ao menos desde 1971, registram desde informações práticas sobre organização do período letivo, o funcionamento do sistema de créditos e da avaliação por papers e resenhas, até as ementas completas dos cursos com as bibliografias indicadas. O presente ensaio, longe de ambicionar uma avaliação exaustiva do conteúdo desse material, se propõe a tratar de modo breve e panorâmico como e quando alguns dos temas centrais das ciências sociais no Brasil aparecem nos cursos dos programas de pós-graduação em ciência política e sociologia do IUPERJ/IESP.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Paschoeto Cassimiro, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ)

Doutor em Ciência Política pelo Iesp-Uerj

Downloads

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Dossiê