POR MAIS SOCIEDADE NO ESTADO: OS ESTUDOS DE RENATO BOSCHI SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS NA REDEMOCRATIZAÇÃO

Autores

  • Helio Maurício Pirajá Cannone Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/cesp.2019.45389

Palavras-chave:

Estado e sociedade, associativismo, redemocratização, movimentos sociais

Resumo

Este ensaio pretende-se uma leitura do célebre estudo A arte da associação do professor Renato Boschi. A intepretação que seguimos é a de que, em um contexto intelectual de crítica sociológica ao papel do Estado e de ênfase na sociedade civil, a obra contribuiu com uma visão matizada desta relação. Para além de uma abordagem interacionista, Renato Boschi propõe que seria preciso colocar mais sociedade no Estado, para só assim fortalecer a então renascida democracia brasileira.

Biografia do Autor

Helio Maurício Pirajá Cannone, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ)

Bacharel e Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É Mestre e Doutorando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) na linha de pesquisa de Pensamento político brasileiro.

Downloads

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Dossiê