POR MAIS SOCIEDADE NO ESTADO: OS ESTUDOS DE RENATO BOSCHI SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS NA REDEMOCRATIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2019.45389Keywords:
Estado e sociedade, associativismo, redemocratização, movimentos sociaisAbstract
Este ensaio pretende-se uma leitura do célebre estudo A arte da associação do professor Renato Boschi. A intepretação que seguimos é a de que, em um contexto intelectual de crítica sociológica ao papel do Estado e de ênfase na sociedade civil, a obra contribuiu com uma visão matizada desta relação. Para além de uma abordagem interacionista, Renato Boschi propõe que seria preciso colocar mais sociedade no Estado, para só assim fortalecer a então renascida democracia brasileira.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-09-25
How to Cite
CANNONE, Helio Maurício Pirajá. POR MAIS SOCIEDADE NO ESTADO: OS ESTUDOS DE RENATO BOSCHI SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS NA REDEMOCRATIZAÇÃO. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 14, p. 51–58, 2019. DOI: 10.12957/cesp.2019.45389. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/45389. Acesso em: 2 may. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).