SIGNIFICANTES E SINONÍMIAS NA TEORIA DA ATIVIDADE DE ALEXEI LEONTIEV

Autori

Parole chiave:

Léxico, Instrumento, Objeto Técnico, Tecnicidade, Trabalho

Abstract

O presente trabalho dedicou-se a organizar o léxico em torno da Teoria da Atividade de Leontiev. A seleção dos textos analisados deu-se por conveniência, conjugando obras originais e releituras e traduções dos principais autores, com vistas a observar os processos de mudança dos significados conferidos a termos essenciais dentro da teoria de Leontiev. Foi identificado que a Teoria da Atividade de Leontiev é estruturada em torno da tríade Sujeito, Atividade e Objeto e desenvolvida em níveis mais detalhados e descritivos de análise, agregando outros termos como Ação, Operação, Necessidade, Objetivo, Instrumento e Técnica. A análise do léxico permitiu elucidar os embates travados entre autores de mesma linha teórica que, muitas vezes, acabam por conferir significados discrepantes para cada um dos termos, gerando discordâncias apenas aparentes.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Rafael Sarto Muller, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Letras - Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Una. Licenciado em Letras-Português pela Universidade Estácio de Sá.

Pubblicato

2024-07-30

Come citare

MULLER, Rafael Sarto. SIGNIFICANTES E SINONÍMIAS NA TEORIA DA ATIVIDADE DE ALEXEI LEONTIEV. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/44358. Acesso em: 5 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos