MULHER NEGRA E EDUCAÇÃO: A COLONIALIDADE DESTRÓI, VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS RECONSTROEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2019.42066Palavras-chave:
raça, gênero, educação, politicas publicas, desigualdadesResumo
Motivado pela notícia do jornal Estadão de janeiro de 2018, este trabalho tem por objetivo pensar quais seriam as situações apresentadas no percurso escolar da mulher negra que levam a mesma a trazer para suas vivências pessoais e coletivas as experiências de fracasso no âmbito escolar como reflexo do racismo institucional, acentuando as desigualdades sociais em que se encontra a mulher negra. Tomamos como base para essa discussão os valores civilizatórios afro-brasileiros e seu papel enquanto delineadores de uma forma de estar no mundo considerando a relevância do processo histórico de branqueamento. Esses pontos serão pensados sob a ótica de Frantz Fanon, Gayatri Spivak, Maria Lugones e Azoilda Loretto da Trindade.
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