AS MULHERES NO CONTEXTO DE CUIDADO DA PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2019.39471Palavras-chave:
Cuidado, Família, Mulheres, Saúde Mental.Resumo
O presente artigo tem como objeto central identificar os principais impactos do cuidado da pessoa com transtorno mental na vida das mulheres cuidadoras de familiares usuários/as em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Para tanto, buscamos entender o processo de reforma psiquiátrica no país, problematizando a “função social” assumida pela família no que concerne ao cuidado. O trabalho, construído via pesquisa bibliográfica, documental e empírica, é fruto das reflexões que insurgiram durante a experiência como assistente social residente em um CAPS. A sobrecarga nas famílias atinge diretamente as mulheres, pois são essas historicamente a quem é destinado o papel do cuidado. Neste sentido pretende-se contribuir para a discussão sobre o cuidado entre os profissionais de saúde mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).