ESTUDO ETNOGRÁFICO DE UMA REDE DE APOIO AOS AUTORES DE VIOLÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2019.33791Palavras-chave:
violência de gênero, homens autores de violênciaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a situação de atendimento ao autor de violência em um serviço de apoio às vítimas de violência intrafamiliar, bem como a do Fórum e Delegacia de Mulheres em uma cidade do estado do Rio Grande do Sul. Foi realizado um estudo etnográfico, com observação participante, considerando as práticas discursivas entre os/as operadores/as do serviço e os usuários. Em relação ao atendimento do homem autor, observou-se a resistência em prestar apoio, a centralização da assistência às vítimas, a patologização do autor e a ideia de transgeracionalidade da violência. Isto mostra a dificuldade de formular ações que incluam os homens na assistência às situações de violência e, consequentemente, o afastamento dos homens da instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).