Os governos do PT e as agências de rating: os percalços de treze anos de relação
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2017.33693Abstract
Este artigo analisa a relação entre os governos do PT e as agências de rating. Diante de uma realidade em que agendas de esquerda são vistas como de maior risco pelo mercado financeiro, propõe-se o argumento de que as agências de rating exerceram maior pressão, atuando como agentes disciplinadores em prol dos interesses do mercado financeiro, nos dois momentos em que vislumbraram a possibilidade de abandono dos preceitos neoliberais macroeconômicos por parte dos governos petistas. Essa hipótese é trabalhada a partir da análise dos movimentos do rating brasileiro e de declarações tanto das agências quanto do governo, que, posteriormente, são confrontados com a literatura especializada acerca da política econômica implementada pelos governos do PT. Uma vez comprovada, este artigo contribui para uma maior compreensão acerca da viabilidade de governos de esquerda em meio às pressões exercidas pelo mundo financeiro.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-01-14
How to Cite
MACHADO, Pedro Lange Netto. Os governos do PT e as agências de rating: os percalços de treze anos de relação. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 95–114, 2019. DOI: 10.12957/cesp.2017.33693. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/33693. Acesso em: 1 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).