BONS DIAS DO PASSADO PARA UM PRESENTE DE BONDADE CRUEL
Palavras-chave:
Machado de Assis. Teoria Marxista. Raça, classe. Democracia liberal.Resumo
O presente estudo buscar analisar a crônica de Machado de Assis sobre o processo de Abolição, escrita em 19 de maio de 1988 em sua coluna jornalística “Bons dias!”. O texto dá elementos para revisitar o clássico debate entre a emancipação humana e política, a questão do direito como elemento fundamental para a reprodução do Capitalismo e a disputa sobre o entendimento de liberdade e autonomia nos dias atuais. O presente estudo é qualitativo e de caráter bibliográfico, fazendo a interlocução entre a obra literária e a teoria marxista. Em um país marcado pela desigualdade de classe, raça e gênero, que vem atravessando mais um momento de fragilidade democrática, é necessário compreender como se deu sua construção e os impactos disso na contemporaneidade. Nessa perspectiva, concluiu-se que a emancipação material e humana só é possível foram das molduras institucionais das democracias burguesas, superando as limitações próprias de seu arcabouço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).