As Expressões Do Racismo Institucional Nas Universidades Federais Do Estado Do Rio De Janeiro: Mulheres Negras Trabalhadoras e Intelectuais
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2017.33026Palavras-chave:
Mulheres Negras, Trabalho, Racismo InstitucionalResumo
O presente artigo é fruto de reflexões sobre o objeto de pesquisa da tese de doutorado que consiste na análise das expressões do racismo institucional no cotidiano profissional das assistentes sociais das universidades federais do Estado do Rio de Janeiro, as quais têm promovido lutas pelo direito ao trabalho sem caráter doméstico, sem discriminações de classe, gênero, raça e etnia. Enfim, a obtenção de recursos que as instrumentalizem na luta contra o racismo institucional, tão funcional ao sistema capitalista e estrutural nas relações sociais na sociedade brasileira.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14.01.2019
Como Citar
HENRIQUES, Cibele da Silva. As Expressões Do Racismo Institucional Nas Universidades Federais Do Estado Do Rio De Janeiro: Mulheres Negras Trabalhadoras e Intelectuais. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 5–19, 2019. DOI: 10.12957/cesp.2017.33026. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/33026. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).