Feminismo negro e a interseccionalidade de gênero, raça e classe
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2017.32989Palavras-chave:
feminismo negro, Opressões, interseccionalidadeResumo
O artigo aborda a questão das intersecções de gênero, raça e classe no feminismo. Trata-se de um estudo teórico, baseado no pensamento de feministas afro americanas e brasileiras sobre feminismo negro e interseccionalidade, discutindo a seguinte pergunta: como o feminismo interseccional das múltiplas dimensões de gênero, raça e classe influencia na luta das mulheres negras contra as dominações e opressões das quais historicamente são vítimas? O objetivo é discutir a interseccionalidade sexista, racista, classista como fundantes do feminismo negro, afirmando o significado desta conexão na compreensão e enfrentamento das lutas e opressões atuais.
Palavras chaves: feminismo negro; opressões; interseccionalidade
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).