What Happened with “What Happened, Miss Simone?”? – Assistindo ao documentário pela ótica do feminismo negro.
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2017.32968Palavras-chave:
Feminismo Negro, Nina Simone, Luta Antirracista, Interseccionalidade, Teoria do Ponto de VistaResumo
Este artigo propõe fazer uma análise crítica do documentário What Happened, Miss Simone? (2015), a partir do pensamento feminista negro. Utilizando importantes teorias desenvolvidas dentro dessa epistemologia, como o ponto de vista e a interseccionalidade, pretende-se provocar um deslocamento no olhar de um produto midiático que obteve aclamação de público e crítica. Optou-se por dividir o artigo em três partes sendo as duas primeiras, respectivamente, a carreira de Nina Simone e o feminismo negro, no modelo de introdução, objetivando uma breve contextualização. A terceira parte, aprofunda os temas abordados anteriormente para questionar a premissa do filme, a escolha dos interlocutores e a edição, que desconsideram a experiência da mulher negra e perpetuam seus estereótipos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).