O grito de independência das mulheres latino-americanas
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2017.32870Palabras clave:
Mulheres, Revolução, América Latina, IndependênciaResumen
As interpretações historiográficas frequentemente ignoram a participação das mulheres nas lutas sociais e políticas. O objetivo deste ensaio é evidenciar o papel feminino nas lutas por independência na América Latina. Para tal, começamos com um breve panorama histórico dos processos conflituosos na região. Em seguida, relatamos casos de experiências de mulheres e suas contribuições às dinâmicas de insurgência. Por fim, discutimos como esses exemplos, fomentados por um olhar feminista sobre a história, enriquecem as visões sobre o passado e a construção de nossas memórias.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-02-18
Cómo citar
MACÊDO, Lília Maria. O grito de independência das mulheres latino-americanas. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. 80–89, 2018. DOI: 10.12957/cesp.2017.32870. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/32870. Acesso em: 1 may. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).