Ressignificando as raças: os deuses pretos e os demônios brancos no discurso nacionalista preto da Nação do Islã nos Estados Unidos da América
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2017.32397Palavras-chave:
representação, nacionalismo preto, raça, Estados Unidos da América.Resumo
O presente artigo faz uma análise dos textos sagrados da Nação do Islã, que buscou reformular os sentidos das relações inter-raciais. Discutirei como as representações acerca do marcador social da diferença raça foram ressignificados pelo discurso de Elijah Muhammad, visando a uma reestruturação da situação social da população preta dos Estados Unidos da América.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14.01.2019
Como Citar
FILTER SANTOS DA SILVA, Rafael. Ressignificando as raças: os deuses pretos e os demônios brancos no discurso nacionalista preto da Nação do Islã nos Estados Unidos da América. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 20–57, 2019. DOI: 10.12957/cesp.2017.32397. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/32397. Acesso em: 18 ago. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).