Émile Durkheim e o socialismo
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2016.28958Palavras-chave:
socialismo, comunismo, liberalismo, Estado e corporações profissionaisResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as posições do sociólogo francês Émile Durkheim frente às doutrinas socialistas, destacando suas impressões, suas críticas e as soluções por ele oferecidas aos dilemas enfrentados por seus representantes. Com isso, pretende-se resgatar uma discussão, que, já no final do século XIX, mas também em boa parte do século XX, ganhou notoriedade nos meios acadêmicos e intelectuais, sobretudo no continente europeu, suscitando assim um debate acerca das potencialidades e fragilidades do pensamento socialista.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06.06.2017
Como Citar
VARES, Sidnei Ferreira de. Émile Durkheim e o socialismo. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 73–88, 2017. DOI: 10.12957/cesp.2016.28958. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/28958. Acesso em: 23 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).