As Três Guerras. O esforço pela paz e a Guerra às Drogas no México contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2016.21872Palabras clave:
Narcotráfico, México, Guerra às DrogasResumen
A Guerra às Drogas, termo cunhado na década de 1970 para designar o esforço norte-americano de combate ao uso e venda de substâncias entorpecentes, completa quarenta anos. Neste espaço de tempo, a configuração que se tinha naquele contexto, se modificou. Existe tempo suficiente para se analisar os fracassos e os êxitos neste esforço, e o caso mexicano, intrinsecamente ligado a isso, é fundamental nesta discussão. Este artigo tem como objetivo principal discutir quais foram os acertos e os equívocos na chamada Guerra às Drogas, utilizando o caso do México, por onde passam 95% dos fluxos de narcotráfico que chegam aos Estados Unidos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
BRAGANÇA, Danillo. As Três Guerras. O esforço pela paz e a Guerra às Drogas no México contemporâneo. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 141–162, 2016. DOI: 10.12957/cesp.2016.21872. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/21872. Acesso em: 2 may. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).