O AVANÇO DO ESTADO PENAL NO MUNDO E AS PARTICULARES DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2019.21219Palavras-chave:
mundialização do capital, neoliberalismo, Estado penal.Resumo
O presente artigo tem por objetivo elencar os elementos constituintes para o avanço do Estado penal no âmbito internacional e apreender suas particularidades em solo nacional. Para isto se valeu de pesquisa bibliográfica cujo foco de análise perpassou pela generalização da ideologia neoliberal como um elemento central para as modificações contemporâneas do Estado marcadas pela deterioração de esferas da vida e do trabalho, a destituição dos direitos sociais, a privatização das esferas estatais e a expansão do discurso da “lei e da ordem”, principalmente sobre as “classes perigosas”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19.05.2020
Como Citar
OLIVEIRA, Inaê Soares. O AVANÇO DO ESTADO PENAL NO MUNDO E AS PARTICULARES DO BRASIL. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 1–15, 2020. DOI: 10.12957/cesp.2019.21219. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/21219. Acesso em: 23 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).