O equilíbrio do poder na história do pensamento político democrático: da constituição mista à separação de poderes e o bicameralismo.
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2016.20314Palavras-chave:
equilíbrio do poder, constituição mista, separação de poderesResumo
A proposta deste artigo é demonstrar a evolução no pensamento político democrático no que tange ao equilíbrio do poder. Equilibrar o poder de modo a evitar a tirania sempre foi um objeto importante na história do pensamento político democrático. Vemos que tal preocupação se iniciou na Grécia Antiga com Aristóteles enxergando o equilíbrio social através da constituição mista como uma forma de evitar a tirania, passando por Políbio e Maquiavel. Posteriormente, com o aumento da abrangência social e territorial do Estado nacional na era moderna, pensadores como John Locke, Montesquieu e James Madison perceberam o papel das instituições para que o abuso de poder fosse evitado pelos representantes políticos eleitos. Através do artigo, vemos que o conceito de constituição mista não foi posto de lado na era moderna. Vemos nos teóricos políticos liberais que esta noção deu origem ao bicameralismo moderno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
18.01.2016
Como Citar
DARRIEUX, Rodolfo Scotelaro Porto. O equilíbrio do poder na história do pensamento político democrático: da constituição mista à separação de poderes e o bicameralismo. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 1–26, 2016. DOI: 10.12957/cesp.2016.20314. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/20314. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).