A UTOPIA “SUPERADA”: PRÁTICAS SOCIAIS E EXPERIMENTAÇÃO DO REAL NO FAZER POLÍTICO CONTEMPORÂNEO
Keywords:
utopia, ideologia, performances pré-figurativasAbstract
Os movimentos sociais e os atores atuais têm renovado muitas categorias norteadoras da vida social e política, na busca por mudanças no quadro social, explicitando de que modo a urgência das demandas servem para problematizar o caráter utópico e ideologizante do modo de se “fazer política”. No presente artigo, atentaremos para os movimentos de antiglobalização e aqueles que atuam de forma prefigurativa, embora outros movimentos possam também ser mencionados. Buscaremos ver como novas performances coletivas estabelecem sentidos mais imediatos para as lutas sociais, realocando os ideais no tempo presente pelo instantaneísmo das ações, bem como pelas resignificadas concepções dos atores sobre a vida social.
Palavras-chave: utopia; ideologia; performances pré-figurativas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).