O “quadro da perturbação”: a rota de conflitos nos trajetos de ônibus do Rio de Janeiro
Resumo
Resumo: Nesse artigo pretendo mostrar, baseado em um trabalho de campo em três diferentes linhas de ônibus, como junto ao contexto de “violência urbana” no Rio de Janeiro emerge um “quadro da perturbação”, uma sensação de desordem e caos urbano que invade as dimensões mais cotidianas do cenário urbano carioca, arrastando-se invasivamente para os trajetos das pessoas em suas locomoções pela cidade.
Palavras-chave: violência urbana, ônibus, conflito
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29.11.2015
Como Citar
TALONE, Vittorio. O “quadro da perturbação”: a rota de conflitos nos trajetos de ônibus do Rio de Janeiro. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 87–108, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/19053. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).