Revisando a teoria da modelagem espacial: alguns estudos sobre partidos políticos
Palavras-chave:
Teoria da Modelagem Espacial, Partidos Políticos, Desenho de Pesquisa.Resumo
O presente artigo faz um exame da literatura sobre partidos políticos direcionada para teoria da modelagem espacial. A leitura desta vertente teórica motiva um rol de questionamentos sobre a mudança partidária e as consequências dessa mudança junto aos eleitores. O artigo central escolhido para ser examinado é o texto de James Adams (2012). Busquei identificar questões, problemas, teorias, hipóteses e mecanismos causais que fazem parte do desenho de pesquisa traçado por Adams (2012). Textos que compõem a bibliografia do artigo central também foram submetidos à análise. Algumas debilidades da teoria da modelagem espacial foram reveladas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11.08.2013
Como Citar
SILVA, Pedro Gustavo de Sousa. Revisando a teoria da modelagem espacial: alguns estudos sobre partidos políticos. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 49–68, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/19035. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).