Revisando a teoria da modelagem espacial: alguns estudos sobre partidos políticos

Autores

  • Pedro Gustavo de Sousa Silva Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Teoria da Modelagem Espacial, Partidos Políticos, Desenho de Pesquisa.

Resumo

O presente artigo faz um exame da literatura sobre partidos políticos direcionada para teoria da modelagem espacial. A leitura desta vertente teórica motiva um rol de questionamentos sobre a mudança partidária e as consequências dessa mudança junto aos eleitores. O artigo central escolhido para ser examinado é o texto de James Adams (2012). Busquei identificar questões, problemas, teorias, hipóteses e mecanismos causais que fazem parte do desenho de pesquisa traçado por Adams (2012). Textos que compõem a bibliografia do artigo central também foram submetidos à análise. Algumas debilidades da teoria da modelagem espacial foram reveladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Gustavo de Sousa Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). CV online: http://lattes.cnpq.br/7810954586611090. E-mail: pedro_gustavoss@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

11.08.2013

Como Citar

SILVA, Pedro Gustavo de Sousa. Revisando a teoria da modelagem espacial: alguns estudos sobre partidos políticos. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 49–68, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/19035. Acesso em: 26 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos