Relação Executivo-Legislativo municipal brasileiro: produção dos Projetos de Leis em Salvador
Palavras-chave:
Legislativo Municipal, Produção Parlamentar, Comportamento PolíticoResumo
RESUMO
Este trabalho buscou ampliar a pesquisa sobre os Estudos Legislativos no Brasil - relação Executivo-Legislativo - no campo municipal, especificamente na cidade de Salvador, Bahia. Ainda. O objetivo deste paper foi o de analisar os projetos de leis, no período de 2001 a 2012. Ao direcionar a pesquisa para a Câmara Municipal de Salvador, inserimos, inicialmente, duas hipóteses: 1- taxa de sucesso das leis do Executivo maior do que o Legislativo soteropolitano; 2- taxa de dominância do Executivo maior do que do Legislativo. Os resultados mostraram que a primeira hipótese foi confirmada: a média da taxa de sucesso do Executivo em três mandatos (2001-2004; 2005-2008; 2009-2012) foi de 73,3%, valor que se aproximou da taxa de sucesso do Executivo federal, no período de 1989 a 2004, 70%. A segunda hipótese não se confirmou. Nos três períodos analisados separadamente encontramos as seguintes taxas de dominância: 2001-2004, 13,9%; 2005-2008, 6,7%; 2009-20012, 12%. Essas médias divergiram dos trabalhos no Congresso: entre 1989-2004 a taxa média de dominância do Executivo girou em torno de 85,6%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).