Reflexos da Avaliação Capes no Trabalho Docente de Pós-Graduação Stricto-sensu no Campo da Saúde Coletiva

Autores

  • Maria Nair Rodrigues Salvá Universidade do Grande Rio

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Produtivismo Acadêmico, Avaliação CAPES

Resumo

Este artigo analisa as transformações ocorridas no trabalho docente a partir de estudo realizado em um Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Saúde Pública. A fim de desenvolver esta análise, é apresentada uma revisão da literatura acerca das principais mudanças ocorridas no mundo do trabalho e na educação superior que ocasionaram impactos sobre o trabalho docente. O estudo de caso foi realizado por meio de roteiro semiestruturado de entrevistas. Concluiu-se que o Sistema de avaliação CAPES contribuiu para a reestruturação do trabalho docente, do ponto de vista cognitivo e organizacional, através da implementação da política de produção e distribuição do conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nair Rodrigues Salvá, Universidade do Grande Rio

É Bacharel em Direito pela Universidade Santa Úrsula (1994), com especialização em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá (2002). É Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio (2013).  Tem experiência de pesquisa na área de Administração,  atuando principalmente nos estudos organizacionais que abordam discursos e práticas de gestão do trabalho e seus impactos sobre os trabalhadores.

Downloads

Publicado

03.03.2015

Como Citar

SALVÁ, Maria Nair Rodrigues. Reflexos da Avaliação Capes no Trabalho Docente de Pós-Graduação Stricto-sensu no Campo da Saúde Coletiva. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 114–137, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/19030. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos