Políticas públicas de redistribuição e acesso à cidadania feminina: direitos econômicos e sociais e emancipação das mulheres
Keywords:
Feminismo, Feminismo socialista, Direitos econômicos e sociais, Bolsa Família.Abstract
As tendências culturalistas do movimento feminista têm relegado o problema da subordinação econômica como questão fundamental na luta pela emancipação das mulheres. Este artigo intenta retomar o combate ao capitalismo como fator fundamental à libertação das mulheres. Este sistema, ao lado do patriarcado e do racismo, compõem três formas de dominação-exploração que impedem a plena cidadania das mulheres. Ao final, será mostrado o exemplo do programa de transferência de renda Bolsa Família e seus impactos na vida das mulheres habitantes dos rincões brasileiros; onde se verá que a questão feminina ultrapassa a necessidade de reconhecimento cultural, mas também requer a redistribuição de bens econômicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).