O sentido da neutralidade axiológica de Max Weber em sua face lógico-positivista
Palavras-chave:
Teoria Sociológica, Sociologia Compreensiva, Positivismo Lógico.Resumo
Este estudo analisa o postulado da neutralidade axiológica inerente à Sociologia Compreensiva de Max Weber a partir dos autores Theodor Adorno e Walter Benjamim, sendo esta uma das principais categorias empregadas por Weber na concepção da atividade de pesquisa e na construção teórica do seu objeto – a ação social. Procuramos observar aqui em que medida o positivismo lógico presente em alguns expoentes da sociologia alemã e, em particular, num dos cânones do neopositivismo na ciência, Karl Popper, encontra referência também no pressuposto weberiano de separação da razão humana em a razão cognoscente e a razão valorativa, a partir da exposição do que este autor entende por fazer científico racional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11.08.2013
Como Citar
LESSA, Rodrigo Oliveira. O sentido da neutralidade axiológica de Max Weber em sua face lógico-positivista. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 29–48, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/19021. Acesso em: 25 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).