O planejamento governamental para o desenvolvimento no Brasil: uma interlocução com a literatura
Palavras-chave:
Planejamento Governamental, Nacional-Desenvolvimentismo, Reformas de Mercado, Poder Infraestrutural, Políticas Públicas, BrasilResumo
Na gênese do século XXI, diante da revitalização do Estado e do seu poder infraestrutural, a temática do planejamento do desenvolvimento emerge na agenda pública nacional e de pesquisa em Ciência Política. A partir de uma modalidade intrinsecamente capitalista de intervencionismo estatal, este artigo aspira resgatar a trajetória institucional do planejamento governamental desde 1930 quando da emergência de Getúlio Vargas ao poder, até a heterogênea coalizão desenvolvimentista do governo Dilma Rousseff (em curso), identificando os seus atores estratégicos, limitações e potencialidades. O corporativismo enquanto instância de intermediação de interesses entre Estado/sociedade e público/privado joga um papel crucial ao longo dessa trajetória. Parte-se da hipótese de que a finalidade precípua do planejamento estatal durante todo o Nacional-Desenvolvimentismo (1930-1980), a despeito de algumas descontinuidades, foi à industrialização com crescimento econômico, resultando em concentração de renda e ausência de incorporação social substantiva. Nos anos 1980, em virtude da crise fiscal e de legitimidade do Estado, e das reformas de mercado, nos anos 1990, o planejamento estratégico nacional foi obliterado. Nos anos 2000, contudo, o planejamento atuou no sentido de promover a normalização econômica com inclusão, ainda que esta seja muito precária no que tange à sua qualidade e substância. Por se tratar de um processo ainda em curso, está sujeito a contradições e adversidades como é o caso da recente crise financeira sistêmica do capitalismo global, vigente desde 2008.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16.09.2013
Como Citar
PINHO, Carlos. O planejamento governamental para o desenvolvimento no Brasil: uma interlocução com a literatura. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 59–102, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/19019. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).