O papel da mineração na economia boliviana: uma análise comparativa das nacionalizações de 1952 e 2009
Palavras-chave:
Ciência Política, América Latina ContemporâneaResumo
Propomos uma análise do modelo boliviano de desenvolvimento baseado na extração dos recursos naturais, tendo nos minerais/metais grande representatividade e ascensão mundial, em um momento onde o “desenvolvimentismo primarizado” volta a protagonizar a economia. Compararemos, para este fim, dois momentos importantes da história política do país, onde as nacionalizações desse setor estiveram em alta. Problematizaremos as contradições e limites desses processos, trabalhando a hipótese de que o atual governo tem apostado numa variante do capitalismo dependente, trazendo consequências políticas principalmente em longo prazo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15.06.2013
Como Citar
Aguiar, J. D. N. (2013). O papel da mineração na economia boliviana: uma análise comparativa das nacionalizações de 1952 e 2009. Cadernos De Estudos Sociais E Políticos, 2(4), 69–91. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/19017
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).