Do descompasso entre razão e democracia em Karl Marx
Palabras clave:
Razão, democracia, Karl Marx, intersubjetividade, sociedade civilResumen
O presente artigo busca estabelecer possíveis relações entre as concepções de razão e democracia, a partir de uma análise crítica da obra de Karl Marx. Trata-se de verificar em que medida a razão, tal como é conceituada (explícita ou implicitamente) pelo autor, pode ser compreendida como um limite interno, em sua teoria, à definição de uma perspectiva política democrática. Em Marx, o descompasso entre razão e democracia apresenta ambivalências que induzem à construção teórica de uma “democracia racional” que prescindiria de uma democratização da razão.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-09-07
Cómo citar
DA SILVA DO REGO LIMA, Pedro Luiz. Do descompasso entre razão e democracia em Karl Marx. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 23–58, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/19003. Acesso em: 27 jul. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).