A “modernidade” e as representações campo x cidade: paradigmas e paradoxos para (re)pensar o Maranhão Contemporâneo

Autores

  • Josiane Cristina Cardoso da Silva Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Modernidade, Campo X Cidade, Comunidades Quilombolas, Maranhão Contemporâneo.

Resumo

Este artigo busca analisar as representações campo X cidade no Brasil, relacionando-as com o paradigma da “modernidade”, que buscou, desde a metade do século XVIII – quando de sua origem – uma ruptura com o passado e a tradição, relacionando-se, a partir dos séculos XIX e XX, com a questão do progresso e do desenvolvimento. Neste paradigma, o campo é associado ao lugar do passado, do antigo e da tradição e a cidade é associada ao desenvolvimento e à industrialização, sendo o lócus privilegiado da “modernidade”. Nesse sentido, indaga-se como tal questão é percebida no contexto maranhense, ou seja, como o discurso da “modernidade” se instaura no Maranhão, Estado eminentemente rural em termos de produção econômica. Dessa forma, observa-se um conflito entre a expansão do agronegócio, por um lado, e por outro, o grande número de comunidades quilombolas existentes no Estado, “tradicionais” por definição, o que evidencia os paradoxos da “modernidade” na construção do Maranhão contemporâneo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Cristina Cardoso da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Assistente Social, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. Atua nos seguintes temas: políticas públicas e estado multicultural; (etno)pobreza e comunidades quilombolas.

Publicado

17.01.2014

Como Citar

DA SILVA, Josiane Cristina Cardoso. A “modernidade” e as representações campo x cidade: paradigmas e paradoxos para (re)pensar o Maranhão Contemporâneo. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 123–143, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/18991. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos