Desenvolvimento, pobreza e políticas sociais

Autores

  • Ana Paula Ornellas Mauriel UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2013.7561

Resumo

O presente artigo discorre sobre como e com que sentido a questão da pobreza veio sendo incorporada na agenda social do desenvolvimento da periferia capitalista. Caracteriza, inicialmente, a política social na primeira geração de ajustes neoliberais de enfrentamento à crise, cuja principal feição da política social era a focalização e o alívio da pobreza mais urgente. Em seguida, mostram-se evidências de uma segunda geração de ajustes, autointitulada com face humana, que, com o intuito de manter a política econômica austera em curso, incorpora a temática do desenvolvimento atrelada ao combate à pobreza para o centro do discurso oficial da política social, ampliando o escopo das ações do Estado na área social, tentando compatibilizar a focalização com um novo tipo de universalismo básico sob uma nova roupagem ideológica: o discurso da equidade.

Biografia do Autor

Ana Paula Ornellas Mauriel, UFF

Assistente social, doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora adjunta da Escola de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional – ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

Ornellas Mauriel, A. P. (2013). Desenvolvimento, pobreza e políticas sociais. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 11(31). https://doi.org/10.12957/rep.2013.7561

Edição

Seção

Crise e Desenvolvimento