Desafio da Vida: trabalho, velhice e memória

Autores

  • Hebréia Maria Ramos Barbosa da Costa

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2010.2890

Resumo

As necessidades do desenvolvimento capitalista no Brasil exigiram um contingente significativo de trabalhadores para sua expansão e reprodução. Este elemento é vital para compreender o aumento populacional e o rápido envelhecimento dos trabalhadores objeto de interesse da pesquisa que embasa este artigo. A despeito dos avanços científicos, alcançar a longevidade implica valentia para enfrentar um “sistema” cuja finalidade precípua é a apropriação da mais-valia. Nesse sentido, essa investigação rechaça as ideologias que destituem de historicidade a velhice, travestindo-a em mero objeto da natureza. Recupera-se a centralidade do trabalho como elemento fundante e humanizador do indivíduo social, por conseguinte, a noção de classe social, segundo a compreensão de Marx. Os resultados alcançados no estudo permitem compreender o velho não como segmento, mas como membro da classe trabalhadora, e nesse movimento teórico-metodológico é que se vislumbra aimportância de trazer à tona o fio que o une aos demais companheiros de classe.

Biografia do Autor

Hebréia Maria Ramos Barbosa da Costa

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Serviço Social pela Univer-sidade do Estado do Rio de Janeiro. Assistente Social do Hospital Universitário Pedro Ernestro da Universidadedo Estado do Rio de Janeiro. Endereço postal: Av. 28 de setembro, 77, Vila Isabel, Rio de Janeiro, CEP: 20551-900.

Downloads

Publicado

03-04-2012

Como Citar

Barbosa da Costa, H. M. R. (2012). Desafio da Vida: trabalho, velhice e memória. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (25), 151–164. https://doi.org/10.12957/rep.2010.2890

Edição

Seção

Lutas e Movimentos Sociais