O Problema da Emancipação e da Liberdade

Autores

  • Rogério Santos de Castro

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2010.2882

Resumo

O texto trata a questão da emancipação humana e da liberdade a partir da ótica marxiana. Busca estabelecer as distinções entre liberdade política e liberdade plena, a relação excludente entre elas, bem como acaba inevitavelmente por abordar o tensiomento entre o nexo estabelecido entre socialismo e democracia. A reflexão desenvolvida aponta para o limite desse nexo a partir de uma análise estrutural da sociabilidade do capital demonstrando a incompatibilidade entre os seus estatutos ontológicos. Nessa análise, a reprodução da sociedade enquanto complexo unitário mostra a pressuposição recíproca entre Estado moderno e sociedade civil, com preponderância da segunda.

Biografia do Autor

Rogério Santos de Castro

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestrando em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa “Lukács e Mészáros: fundamentos ontológicos da sociabilidade burguesa” .  Endereço postal: Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Serviço Social, Secretaria do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS),  Campus A.C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, Maceió, Alagoas, CEP: 57072970.

Downloads

Publicado

03-04-2012

Como Citar

de Castro, R. S. (2012). O Problema da Emancipação e da Liberdade. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (25), 33–50. https://doi.org/10.12957/rep.2010.2882

Edição

Seção

Lutas e Movimentos Sociais