Programa Mais Médicos: percepção dos usuários e dos profissionais do SUS

Autores

  • Josiane Fernandes Lozigia Carrapato Centro Universitário de Bauru – ITE Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Ricardo Verpa Costa da Silva Secretaria Municipal de Saúde de Macatuba.
  • Eliza Carloni Rotondaro Santa Casa de Misericórdia de Duartina - Hospital Santa Luzia
  • Nádia Placideli Universidade Estadual Paulista - UNESP CAPES

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2016.27863

Resumo

Este trabalho tem por finalidade demonstrar o desempenho dos médicos do Programa Mais Médicos em município de pequeno porte do interior do estado de São Paulo, bem como evidenciar a percepção dos usuários e profissionais da Estratégia Saúde da Família. Para tanto, realizou-se busca na literatura nacional, abordando assuntos referentes ao Sistema Único de Saúde, à Saúde da Família e ao Programa Mais Médicos. Trata-se de um estudo qualitativo, por meio da técnica de entrevista com profissionais das unidades de saúde e com os usuários assistidos pelos médicos do programa. Os resultados demonstraram que o atendimento médico dos profissionais vinculados ao Programa Mais Médicos ocorre de maneira qualificada, humanizada e resolutiva, trazendo, assim, atendimento de qualidade aos usuários dos serviços de saúde.

Palavras-chave: estratégia de saúde da família; Sistema Único de Saúde; atenção primária de saúde.

 

Abstract – This paper aims to show the performance of physicians of the More Doctors program in small towns in the state of São Paulo, as well as the perception of the public and of Family Health Strategy's employees. The research encompassed the national literature in the field, covering matters related to the National Health System, Family Health, and the More Doctors program. It is a qualitative study, using interviews with health units' employees and users assisted by the program to demonstrate that the medical care provided by doctors associated with the More Doctors program is of quality, humanized, and resolutive, thus bringing quality care to users of health services.


Keywords: Family Heath Strategy; Unified Health System; Primary Health Care.

Biografia do Autor

Josiane Fernandes Lozigia Carrapato, Centro Universitário de Bauru – ITE Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. Docente da graduação do Centro Universitário de Bauru – ITE para o curso de Serviço Social. Docente do curso de pós-graduação da Universidade Sagrado Coração – USC, do Instituto Passo 1 e do Centro Universitário de Bauru – ITE. Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde.

Ricardo Verpa Costa da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Macatuba.

Pós-graduação em Administração em Saúde; Aprimoramento de qualificação de UBS e em Gestão de Políticas Públicas, Organizacional e Terceiro Setor. Secretário Municipal de Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Macatuba.

Eliza Carloni Rotondaro, Santa Casa de Misericórdia de Duartina - Hospital Santa Luzia

Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas, Organizacional e Terceiro Setor. Assistente Social na Santa Casa de Misericórdia de Duartina - Hospital Santa Luzia.

Nádia Placideli, Universidade Estadual Paulista - UNESP CAPES

Doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-UNESP). Bolsista de doutorado pela CAPES.

Downloads

Publicado

30-03-2017

Como Citar

Carrapato, J. F. L., Silva, R. V. C. da, Rotondaro, E. C., & Placideli, N. (2017). Programa Mais Médicos: percepção dos usuários e dos profissionais do SUS. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 14(38). https://doi.org/10.12957/rep.2016.27863

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre | Articles - Free Theme