ENTREVISTA: A Rica Experiência de Formação do e com o MST

Autores

  • Maristela Dal Moro*; Geraldo Gasparin**

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2011.2503

Resumo

Na perspectiva de uma maior concretude do projeto ético-político do Serviço Social no Brasil, tem havido nos últimos anos uma forte aproximação entre as unidades de formação profissional e os movimentos sociais, dentre os quais se destaca o Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem Terra – MST. Esse importante movimento tem desencadeado uma estratégia de formação de seus militantes e de outros movimentos sociais e, a partir disso, fundou a Escola Nacional Florestan Fernandes. Ali, os militantes tomam contato com um variado cardápio crítico de conteúdos que vão desde a teoria social, o entendimento do modo de produção capitalista, a formação social brasileira e suas particularidades, até discussões sobre o movimento e os processos de formação da consciência. Contudo, essa estratégia vem passando também pelo estreitamento de laços com as universidades públicas, por meio muitas vezes do Serviço Social, criando cursos de graduação para turmas especiais, como na UFRJ, formadas por militantes dos movimentos. Nossa entrevista com Maristela Dal Moro e Geraldo Gasparin interpela dois protagonistas desse processo, na perspectiva de socializar a experiência e, sobretudo, de mostrar como a formação profissional em Serviço Social pode fortalecer os movimentos sociais.
Por  Alba Tereza Barroso de Castro

Biografia do Autor

Maristela Dal Moro*; Geraldo Gasparin**

*Doutora em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da UFRJ, professora da ESS/UFRJ. Coordenadora do Curso dos Assentados da Reforma Agrária da ESS/UFRJ – Convênio UFRJ/INCRA-Pronera, em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes e MST.
** Integrante da Comissão Pedagógicada Escola Nacional Florestan Fernandes (contribuiu com as respostas das questões 1 e 2).

Downloads

Publicado

07-02-2012

Como Citar

Geraldo Gasparin**, M. D. M. (2012). ENTREVISTA: A Rica Experiência de Formação do e com o MST. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (27), 143–150. https://doi.org/10.12957/rep.2011.2503

Edição

Seção

Serviço Social