Avaliação de um programa de promoção da empatia implementado na educação infantil

Autores

  • Marisa Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Renata de Lourdes Miguel da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2012.8304

Palavras-chave:

Empatia, Intervenções preventivas, Educação infantil

Resumo

A empatia tem sido associada à inibição de comportamentos agressivos, ao desenvolvimento de ações pró-sociais e a um melhor ajustamento psicossocial. O presente estudo relata uma pesquisa-intervenção realizada com 36 crianças (5 e 6 anos – 16 meninos e 20 meninas), alunos de uma escola municipal de educação infantil de Juiz de Fora/MG. A intervenção envolveu pré e pós-avaliação de um programa promotor do desenvolvimento de habilidades empáticas. Utilizou-se a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes de Bryant (1982), adaptada. Os resultados comparativos das etapas de pré e pós-avaliação do programa indicam um incremento das habilidades empáticas. Defende-se a importância das intervenções preventivas no contexto educativo e a relevância da promoção do desenvolvimento da empatia enquanto fator de proteção ao desenvolvimento infantil.

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Publicado

01-04-2012

Como Citar

Rodrigues, M. C., & Silva, R. de L. M. da. (2012). Avaliação de um programa de promoção da empatia implementado na educação infantil. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 12(1), 59–75. https://doi.org/10.12957/epp.2012.8304