NO ENSINO, QUEM DANÇA? UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A CRIATIVIDADE NO ENSINO DA DANÇA NO DISTRITO FEDERAL
Resumo
O presente estudo, fruto de pesquisa realizada junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, teve como objetivo analisar criticamente o modo como tem sido tratada a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. É proposta uma reflexão sobre possíveis implicações deste ensino no processo de desenvolvimento dos alunos, especificamente em seus comportamentos criativos. Partindo da perspectiva histórico-cultural, foram utilizadas entrevistas com professores e alunos, filmagem de aulas e análise qualitativa. Em termos gerais, verificou-se que, dependendo do modo como a dança é ensinada, as aulas estimulam apenas o desenvolvimento de técnicas e habilidades específicas, e não a criatividade. Percebe-se a tendência de o ensino da dança ser considerado um aprendizado técnico, separado da criação e expressão artística. Propõe-se como fundamental a manifestação da criatividade no fazer/compor dança, no momento de apresentá-la, na apreciação e nas aulas de técnica. Considerando-se fundamental o papel do professor, são apontadas algumas possibilidades de atuação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.