CONTRIBUIÇÃO DE VYGOTSKY AO CONCEITO DE IDENTIDADE: UMA LEITURA DA AUTOBIOGRAFIA DE ESMERALDA(1)
Resumo
O presente estudo, com ênfase na análise do conceito de identidade enquanto metamorfose – oriundo das obras de Antonio da Costa Ciampa – propõe uma articulação de alguns de seus pressupostos com teorias subjacentes à Psicologia sócio-histórica representada por Vygotsky. Por outro lado, delimitam-se inferências ao processo de constituição da identidade à guisa da lei da dupla formação das funções psicológicas superiores, proveniente dos estudos de Vygotsky. A estratégia empregada para subsidiar empiricamente o trabalho consistiu na leitura crítica de uma obra literária autobiográfica de uma ex-moradora de rua, a saber, "Por que não dancei?", narrada por Esmeralda. Pretende-se colaborar com a produção de conhecimento científico na área da Psicologia Social e verificar a pertinência de tal articulação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.