MINERAÇÃO E SEUS REFLEXOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE IMPACTOS DE VIZINHANÇA (EIV) CAUSADOS PELO DESMONTE DE ROCHAS COM USO DE EXPLOSIVOS

Autores

  • JULIO CESAR DE PONTES
  • MARIA SALLYDELÂNDIA SOBRAL DE FARIAS
  • VERA LÚCIA ANTUNES DE LIMA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.5277

Resumo

A atividade de mineração é incontestavelmente necessária para o desenvolvimento das sociedades em seus mais diversos setores produtivos, tendo sido, ao longo dos anos, um dos sustentáculos dos poderes econômico e político. Entretanto, os impactos causados pela mineração, associados à competição pelo uso e ocupação do solo, geram conflitos socioambientais. Neste sentido, objetivou-se analisar os problemas sociais e ambientais provenientes da extração mineral com o uso de explosivos, realizada na empresa Mineração Dantas Gurgel & Cia Ltda. Para tanto, o presente trabalho conduziu uma pesquisa exploratória, propondo um Estudo de Impacto de Vizinha (EIV), para diagnosticar as consequências desta atividade para os meios físico, biótico e antrópico. Diante dos estudos, concluiu-se que os moldes de produção investigados, apesar de proporcionarem impactos positivos (emprego e renda, geração de impostos, etc.), têm fomentado inúmeros impactos socioambientais negativos, os quais constituíram um cenário de conflitos que ameaçam o bem estar social e a saúde do meio ambiente local.

Palavras chave: Extração mineral. Impacto de vizinhança. Conflitos socioambientais.

Biografia do Autor

JULIO CESAR DE PONTES

Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Mestre e Doutorando em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN.

MARIA SALLYDELÂNDIA SOBRAL DE FARIAS

Engenheira Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Especialista em Gestão e Analise Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (2005) e Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Atualmente, é Professora Adjunta II da Universidade Federal de Campina Grande.

VERA LÚCIA ANTUNES DE LIMA

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2,graduada  em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1984), Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente, é Professor Associado II da Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

DE PONTES, J. C., SOBRAL DE FARIAS, M. S., & ANTUNES DE LIMA, V. L. (2013). MINERAÇÃO E SEUS REFLEXOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE IMPACTOS DE VIZINHANÇA (EIV) CAUSADOS PELO DESMONTE DE ROCHAS COM USO DE EXPLOSIVOS. POLÊM!CA, 12(1), 77–90. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.5277

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS