Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word: .doc, .docx ou .rtf.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • O corpo do artigo está redigido em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha dupla (2.0), alinhamento justificado, margens de 3.0 cm (esquerda, superior e inferior) e 2.0 cm (direita), parágrafos com primeira linha de 1.0 cm; as citações com mais de três linhas têm recuo à esquerda de 4.0 cm, fonte tamanho 11, entrelinha simples e constam em parágrafo próprio; aquelas com menos de três linhas são incorporadas ao texto, entre aspas: “...”.

  • O título e o resumo estão sendo fornecidos em português e inglês, independentemente do idioma do artigo.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

TUTORIAL PASSO A PASSO PARA SUBMISSÃO ONLINE

Matraga é uma publicação com números temáticos. Antes de submeter seu artigo ou resenha, certifique-se de que este se adequa ao tema previsto para o próximo número. Artigos ou resenhas fora da temática sugerida não serão avaliados.

Matraga, revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, é uma publicação sênior, que acolhe artigos inéditos e resenhas em todos os campos dos estudos literários, linguísticos e culturais. Os textos submetidos, com as informações de autoria retiradas, são apreciados por pareceristas em sistema de avaliação cega e pelo Conselho Consultivo, que podem sugerir ao/à(s) autor(es/as) modificações de estrutura e de conteúdo. As instruções para retirar os dados de autoria dos arquivos submetidos à revista se encontram nos respectivos templates [ baixe o Template de Artigo e o Template de Resenha ].

Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês ou francês, e devem, necessariamente, atender às seguintes normas:

1. Envio da contribuição:

a) o trabalho deve ser remetido à Revista pelo/a seu/sua autor/a (ou por um/a dos/as autores/as) via sistema de submissão online, o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER/OJS), disponível a partir das páginas da Matraga (https://www.pgletras.uerj.br/matraga ou www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga);

b) o cadastro e login são necessários tanto para a submissão online quanto para o acompanhamento da submissão até sua aprovação. Se o/a autor/a ainda não tiver cadastro no sistema, será preciso criar um usuário e senha, clicando em "cadastro" no menu superior;

c) o arquivo do trabalho deve ser encaminhado em formato .doc, .docx ou .rtf (Word for Windows);

d) o texto não deverá conter a identificação do/a(s) autor(es/as). Os trabalhos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e serão reconhecidos pelo sistema. Por esse motivo, é imprescindível atentar para a correção no preenchimento dessas informações no momento da submissão;

e) todos os campos dos metadados no sistema deverão ser preenchidos. No campo resumo da biografia (de 10 a 15 linhas), sugere-se utilizar o resumo do Currículo Lattes. No campo URL, caso o autor não tenha uma URL própria, é possível também utilizar a URL do Currículo Lattes;

f) ainda no tocante aos metadados, deve ser informada a afiliação completa de todos os autores, com a indicação de instituição, cidade, estado e país;

g) ainda no tocante aos metadados, é necessário que o/a(s) autor/a(es/as) possuam ORCID, informando o número durante o cadastro. Para criar um ORCID, acesse https://orcid.org/register.

h) é responsabilidade dos/as autores/as a obtenção da permissão por escrito para uso de materiais (fotografias, imagens, tabelas, gráficos etc.) protegidos por lei de Direitos Autorais. Os/as autores/as deverão enviar para a Revista, no momento da submissão do artigo, como material suplementar, documento que comprove a autorização. A aprovação final do texto dependerá da resolução desses trâmites;

i) para pesquisas com participação de seres humanos, é imprescindível que esta tenha sido submetida à apreciação de um Comitê de Ética (na UERJ, veja http://www.pr2.uerj.br/sr2/coep/) e o parecer consubstanciado aprovando a coleta de dados deve ser anexado, no momento da submissão, como material suplementar;

j) o texto deverá vir revisado pelo/a autor/a, em conformidade com a nova ortografia;

k) o /a autor/a deve verificar a conformidade da submissão às normas listadas abaixo. Submissões que não estiverem de acordo com as normas serão recusadas. Não serão aceitas submissões de um/a mesmo/a autor/a para volumes consecutivos.

 

2. Partes e sequenciamento do texto:

a) título e resumo na língua na qual o artigo foi escrito (português, espanhol, inglês ou francês) e em uma língua estrangeira; os artigos devem conter resumo e título em português e em inglês, independentemente do idioma em que foram redigidos; o resumo não deve ultrapassar o máximo de 250 palavras;

b) título e resumo em língua portuguesa e em língua inglesa, se ainda não contemplados; 

c) palavras-chave (entre 3 e 5) seguem os resumos nas respectivas línguas. As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo vir no singular e ser ordenadas do geral para o específico. Pede-se que o/a autor/a procure contemplar expressões de, no máximo, duas palavras;

d) corpo do trabalho, contendo divisões internas numeradas a partir de 1, com exceção das resenhas e entrevistas; 

e) notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, usando­-se o recurso automático do Word para notas de rodapé, inseridas ao final das páginas;

f) ao final do artigo, devem constar as seguintes informações: 1) Contribuição dos autores (para submissões com mais de um autor), sugere-se consulta ao CRediT (Contributor roles taxonomy - https://credit.niso.org); 2) Financiamento (informar, se houver); 3) Conflito de Interesses (declarar ou informar que não há conflito de interesses); 4) Agradecimentos (exceto financiamentos);

g) referências bibliográficas conforme a norma da ABNT mais recente (NBR 6023);

h) anexo(s) a critério do/a autor/a.

 

3. Formatação do Texto:

a) a extensão dos artigos deve ser de 35.000 a 41.000 caracteres com espaço (incluindo as referências bibliográficas), contados com o recurso “contar palavras” do Microsoft Word; para resenhas, mínimo de 6.300 e máximo de 10.500 caracteres; para entrevistas até 10.500 caracteres;

b) formato papel A4; margens de 3.0 cm (esquerda, superior e inferior) e 2.0 cm (direita);

c) o corpo do artigo deve ser redigido em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha dupla (2.0), alinhamento justificado, parágrafos com primeira linha de 1.0 cm;

d) as citações com mais de três linhas devem ter recuo à esquerda de 4.0 cm, fonte Times New Roman tamanho 11, entrelinha simples e constar em parágrafo próprio; aquelas com menos de 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas: “...”;

e) As indicações bibliográficas devem ser introduzidas no corpo do texto ou no final da citação – não usar notas de rodapé – e conter o último sobrenome do/a autor/a em caixa alta, vírgula, data de publicação da obra e a página, quando necessário, conforme o exemplo: (ALVES e MOREIRA, 2010, p. 35-47). Se o nome do/a autor/a estiver citado no corpo do texto, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Por exemplo: Kramsch (2002, p. 27). Para mais de dois/duas autores/as, referenciar como Sabbatini et al. (2016, p. 13).

f) títulos de artigos, livros e obras de arte no corpo do texto devem aparecer em itálico, assim como expressões em língua estrangeira ou palavras que se desejem destacar;

g) tabelas, quadros e imagens (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos e no espaço a eles destinados pelo/a autor/a. O formato dos arquivos de imagem deve ser JPEG ou TIF. Todos devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, identificados com título ou legenda e designados no texto. Pede-se aos/às autores/as que façam remissão às ilustrações pelo seu número, evitando-se expressões como “abaixo”, “acima” ou “a seguir”;

h) referências bibliográficas devem ser introduzidas ao final do texto, e obedecer às normas da ABNT; todas as referências citadas no corpo do texto devem necessariamente constar na lista final e vice-versa;

i) expressões latinas devem ser substituídas por expressões por­tuguesas equivalentes: opus cit. (obra citada), apud (citado em), passim (disperso), idem/ibidem (idem);

j) todos os casos omissos nas presentes normas devem ser orientados pelas normas da ABNT em vigor.

 

4. Exemplos de referências de acordo com a norma da ABNT:

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução por Aurora Fornoni Bernardini et al. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

VELLOSO, Monica Pimenta. Sensibilidades finisseculares: intelectuais e cultura boêmia. In: NEGREIROS, Carmem; OLIVEIRA, Fátima; GENS, Rosa (Orgs.). Belle Époque: crítica, arte e cultura. São Paulo: Intermeios/FAPERJ, 2016. p. 35-52.

WISNIK, José Miguel. Cultura pela culatra. Teresa, v.1, n.1, p. 92-102, 1. sem. 2000.

FURLANETTO, Maria Marta. Os caminhos de “onde” no português do Brasil: instrumento linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v.4, n.2, p. 249-279, jan./jun. 2004.

No caso de documentos online, apresentar a URL entre os sinais < >, precedida pela expressão “Disponível em:” e finalizar com a data de acesso, como no exemplo a seguir:

CASA de papel: Casa Fedrigoni abre suas portas durante a FLIP 2018 para transformar três toneladas de papel em arte. Publishnews, Eventos, São Paulo, 20 jul. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/36D7KQF>. Acesso em: 18 ago. 2019.

Observações:

Os/As colaboradores/as terão direito a dois exemplares da revista, se forem feitas impressões. Todas as ideias presentes nos artigos são de inteira responsabilidade dos/as autores/as. A revista Matraga não é responsável por violações de Direitos Autorais feitas por seus/suas colaboradores/as.  

Resenhas

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