POLÍTICAS DE CURRÍCULO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Saulo Cezar Guimarães Farias Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.5639

Palavras-chave:

Currículo. Geografia.Políticas públicas.Educação

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.5639

O presente trabalho realizou uma breve análise sobre a política de governo carioca que instituiu em suas escolas o currículo mínimo, com ênfase na construção do currículo de geografia. Também reconstituiu os percalços que a educação brasileira sofreu nas últimas décadas e as tentativas políticas recentes de reverter o atraso e melhorar a qualidade da educação básica no Brasil. Partindo de uma estratégia metodológica teórico-descritiva, baseou-se em documentos e experiências de professores participantes do projeto, concluindo que o mesmo se configurou em uma medida paliativa sem grandes resultados para a melhora da educação estadual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Cezar Guimarães Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Meio Ambiente (UERJ), mestre em Educação e Cultura Contemporânea (UNESA), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF), graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e cursando Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Atualmente é professor-tutor do curso de especialização em Gestão Pública Municipal (PNAP-Unirio) nas disciplinas Políticas Públicas, Gestão Democrática e Participativa, Gestão de Redes Públicas e Orientação de TCC, também professor de Geografia do Colégio Estadual Aurelino Leal em Niterói - RJ, do Centro Educacional Adventista do Rio de Janeiro, atuando principalmente nas seguintes áreas: Políticas Públicas, Meio Ambiente, Geografia, Novas Tecnologias de Ensino e Educação.

Downloads

Publicado

2014-05-22

Como Citar

Farias, S. C. G. (2014). POLÍTICAS DE CURRÍCULO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Geo UERJ, 1(25), 223–238. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.5639

Edição

Seção

Artigos