TERRITORIALIDADE E A GESTÃO PÚBLICA DOS AMBIENTES NATURAIS DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

  • Saulo Cezar Guimarães Farias Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Elza Maria Neffa Vieira de Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Mario Luiz Gomes Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.9883

Palabras clave:

Conflitos socioambientais, Políticas ambientais, Rio de Janeiro, Grandes projetos.

Resumen

Doi: 10.12957/geouerj.2015.9883

 

O povo brasileiro se orgulha por ter uma legislação ambiental considerada das mais completas e modernas do planeta. Entretanto, o orgulho se transforma em decepção quando indivíduos e organizações subvertem os dispositivos legais para alcançar seus objetivos sem se preocupar com o dano ambiental e com os conflitos sociais que suas ações potencializam. O presente trabalho usa como estratégias metodológicas uma revisão bibliográfica sobre publicações que discutem a construção dos dois empreendimentos, um levantamento histórico sobre o crescimento da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro e uma crítica pautada no conceito de territorialidade e de conflitos e vulnerabilidades socioambientais das ciências ambientais de modo a constatar as manipulações jurídicas, flexibilizações e arranjos na legislação ambiental para que os empreendimentos sejam construídos. Evidenciou que os interesses públicos e privados conseguem se sobrepor a qualquer dispositivo legal que se coloca como impedimento destas ações, que o discurso reducionista minimiza as críticas e os conflitos socioambientais são recorrentes nestas situações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Saulo Cezar Guimarães Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Meio Ambiente (UERJ), mestre em Educação e Cultura Contemporânea (UNESA), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF), graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e cursando Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Atualmente é professor-tutor do curso de especialização em Gestão Pública Municipal (PNAP-Unirio) nas disciplinas Políticas Públicas, Gestão Democrática e Participativa, Gestão de Redes Públicas e Orientação de TCC, também professor de Geografia do Colégio Estadual Aurelino Leal em Niterói - RJ, do Centro Educacional Adventista do Rio de Janeiro, atuando principalmente nas seguintes áreas: Políticas Públicas, Meio Ambiente, Geografia, Novas Tecnologias de Ensino e Educação.

Mario Luiz Gomes Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Publicado

2015-12-20

Cómo citar

Farias, S. C. G., Castro, E. M. N. V. de, & Soares, M. L. G. (2015). TERRITORIALIDADE E A GESTÃO PÚBLICA DOS AMBIENTES NATURAIS DO RIO DE JANEIRO. Geo UERJ, (27), 23–41. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.9883

Número

Sección

Artigos