A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY

Autores

  • Glaucio José Marafon Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Anercilia Martins Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)
  • Vanilda Teófilo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.35640

Palavras-chave:

educação a distância, transposição didática, processo ensino aprendizagem, formação de professores.

Resumo

O presente trabalho relata a experiência realizada ao longo do curso de formação de licenciandos nas disciplinas de Teoria e Prática em Geografia no sistema semipresencial do curso de Licenciatura em Geografia da UERJ/CEDERJ. Objetiva-se destacar a importância da transposição didática especialmente em um curso na modalidade EaD, na forma como a entendemos, na qual o aprendizado não acontece de forma acidental, mas, ao contrário, requer planejamento e técnicas específicas, ocorrendo fora dos espaços convencionais de ensino, considerando que a comunicação se dá por meio de diferentes tecnologias. A metodologia foi alicerçada nas bases teóricas do construtivismo e do sociointeracionismo. A intenção é contribuir para uma melhor preparação dos licenciandos, para que eles atuem em um sistema de educação inclusiva, no âmbito do qual a pluralidade de subjetividades e saberes seja privilegiada, mesmo com a ciência das dificuldades e dos desafios a serem enfrentados no contexto de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Marafon, G. J., Martins, A., & Teófilo, V. (2018). A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY. Geo UERJ, (32), e35640. https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.35640

Edição

Seção

Artigos