O ESPAÇO DO CERRADO CONTADO POR MEIO DE VERSOS, ESTROFES E RIMAS: uma leitura realizada por meio da perspectiva do lugar

Autores

  • Rodrigo Capelle Suess Universidade de Brasília
  • Rafael Gonçalves Bezerra Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.14395

Palavras-chave:

Lugar. Poemas. Literatura. Cerrado. Geografia Humanística.

Resumo

DOI: 10.12957/geouerj.2015.14395

 

O lugar é uma das categorias de análise da Geografia, sendo que a sua leitura torna-se relevante, pois analisa o espaço que é vivido, construído e reconstruído por meio dos indivíduos na relação que cada um tem com o espaço, dotando-o de significados e afetividade. Este trabalho destacou outra forma de interpretar o lugar Cerrado, por meio de poemas e poesias. O Cerrado abrange cerca de 2 milhões de km2, equivalente a quase um quarto do território nacional sendo, portanto, o segundo maior bioma brasileiro e também a savana tropical mais rica e ameaçada do planeta. Dessa maneira, foram escolhidos trechos e versos de alguns poemas e poesias que exemplificam a leitura do Cerrado como lugar, ou seja, como um espaço dotado de significado atribuído pelos indivíduos em épocas distintas. Várias composições fazem homenagens a lugares, que foram e são seus lares nos quais viveram, abrigaram, protegeram-se e projetaram-se para o “mundo”. É no espaço que os escritores-autores encontram a gênese da inspiração através de observações e a interiorização de características de seu meio social e natural, constituindo-se a matéria prima para sua criação, que por fim acabam sendo expressas por meio de versos, estrofes e rimas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Capelle Suess, Universidade de Brasília

Mestrando em Geografia na Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Foi bolsista do Pró-Licenciatura UEG-Câmpus Formosa, do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no projeto intitulado: Lugar e Paisagem: contribuições das categorias geográficas no município de Formosa-GO" e do ProExt UEG/MEC Reflexão-ação-reflexão docente no resgate e valorização da identidade camponesa: qualificação de docentes que trabalham nas escolas localizadas no meio rural do município de Formosa-GO". Foi estagiário em Recursos Hídricos na Embrapa Cerrados (CPAC). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do conceito de Lugar e conceitos complementares; Geografia Humanista Cultural ou Humanística; Geografia, Música e Literatura; Geografia humanista e ensino de Geografia; Escola, cotidiano e espaço; Geografia Urbana, simbolismo e lugar.

Rafael Gonçalves Bezerra, Universidade de Brasília

Mestrando em ensino de Ciências na Universidade de Brasília - UnB. É Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Formosa. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES) do IFG, Subprojeto de Biologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: livro didático, CTS, abordagem de questões sociocientíficas, educação para cidadania e educação ambiental. Atualmente, é mestrando em Ensino Ciências pela UnB-DF.

Downloads

Publicado

2015-08-05

Como Citar

Suess, R. C., & Bezerra, R. G. (2015). O ESPAÇO DO CERRADO CONTADO POR MEIO DE VERSOS, ESTROFES E RIMAS: uma leitura realizada por meio da perspectiva do lugar. Geo UERJ, (26), 329–350. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.14395

Edição

Seção

Artigos