SIGNIFICADOS DO COMER NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES: NARRATIVAS DE ESTUDANTES COM EXCESSO DE PESO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA

Autores

  • Nádija Dessa São Pedro Universidade de Federal da Bahia
  • Maria da Purificação Nazaré Araújo Universidade Federal da Bahia
  • Maria do Carmo Soares de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22482

Palavras-chave:

Alimentação, Cultura, Obesidade, Adolescente, Narrativas pessoais.

Resumo

O artigo busca compreender os significados do comer no cotidiano de adolescentes com excesso de peso em uma instituição federal de ensino médio da cidade de Salvador, Bahia. Trata-se de estudo de cunho etnográfico, realizado com adolescentes de 10 a 19 anos de idade que relatavam sentir-se com ou apresentar sobrepeso/obesidade. Para identificar os participantes, utilizou-se o método de indicação, no qual, por meio de um indivíduo, são obtidos contatos de outros possíveis interlocutores. Inicialmente, privilegiou-se a observação dos espaços de comensalidade dentro da intuição e no seu entorno. Foram realizadas entrevistas individuais, e os participantes foram estimulados a escrever um texto dissertativo, respondendo à provocação: “como você se sente com o seu corpo, no seu dia a dia?”. As entrevistas foram transcritas na íntegra e categorizadas. Os achados demonstraram que o excesso de peso, presente desde a infância, pareceu nortear diferentes trajetórias alimentares. Os adolescentes relataram um “comer” teórico pautado no consumo de frutas, verduras e no princípio da moderação. No entanto, no cotidiano desvelou-se o “comer besteira”, carregado de simbolismos. No ambiente doméstico, sinalizaram-se os indícios do comer em excesso, acompanhados de tentativas compensatórias a partir da utilização, ainda que de forma ineficaz, das “dietas da moda”. Os sentimentos e signos atribuídos ao comer e à comida evidenciaram conflitos e dualidades desta prática sociocultural tão expressiva, capaz de nutrir não apenas o corpo, mas também os desejos sensoriais, sendo fonte de prazer muitas vezes controlada, medicalizada e prescrita.

DOI: 10.12957/demetra.2016.22482

 

 

Biografia do Autor

Nádija Dessa São Pedro, Universidade de Federal da Bahia

Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde,, Universidade Federal da Bahia, Departamento de Ciência da Nutrição, Área Alimentação e Cultura.

Maria da Purificação Nazaré Araújo, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Saúde Coletiva, Professora  da Universidade Federal da Bahia, Escola de Nutrição, Departamento de Ciência dos Alimentos. Área: Unidades de Alimentação e Nutrição.

Maria do Carmo Soares de Freitas

Pós Doutora em Saúde Pública, subárea: Sociologia da Saúde. Professora da Universidade Federal da Bahia, Escola de Nutrição, Departamento de Ciência da Nutrição. Área: Alimentação, Nutrição e Cultura.

 

Publicado

2016-08-09

Como Citar

São Pedro, N. D., Nazaré Araújo, M. da P., & Soares de Freitas, M. do C. (2016). SIGNIFICADOS DO COMER NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES: NARRATIVAS DE ESTUDANTES COM EXCESSO DE PESO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(3), 847–861. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22482