SIGNIFICADOS DO COMER NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES: NARRATIVAS DE ESTUDANTES COM EXCESSO DE PESO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA

Nádija Dessa São Pedro, Maria da Purificação Nazaré Araújo, Maria do Carmo Soares de Freitas

Resumo


O artigo busca compreender os significados do comer no cotidiano de adolescentes com excesso de peso em uma instituição federal de ensino médio da cidade de Salvador, Bahia. Trata-se de estudo de cunho etnográfico, realizado com adolescentes de 10 a 19 anos de idade que relatavam sentir-se com ou apresentar sobrepeso/obesidade. Para identificar os participantes, utilizou-se o método de indicação, no qual, por meio de um indivíduo, são obtidos contatos de outros possíveis interlocutores. Inicialmente, privilegiou-se a observação dos espaços de comensalidade dentro da intuição e no seu entorno. Foram realizadas entrevistas individuais, e os participantes foram estimulados a escrever um texto dissertativo, respondendo à provocação: “como você se sente com o seu corpo, no seu dia a dia?”. As entrevistas foram transcritas na íntegra e categorizadas. Os achados demonstraram que o excesso de peso, presente desde a infância, pareceu nortear diferentes trajetórias alimentares. Os adolescentes relataram um “comer” teórico pautado no consumo de frutas, verduras e no princípio da moderação. No entanto, no cotidiano desvelou-se o “comer besteira”, carregado de simbolismos. No ambiente doméstico, sinalizaram-se os indícios do comer em excesso, acompanhados de tentativas compensatórias a partir da utilização, ainda que de forma ineficaz, das “dietas da moda”. Os sentimentos e signos atribuídos ao comer e à comida evidenciaram conflitos e dualidades desta prática sociocultural tão expressiva, capaz de nutrir não apenas o corpo, mas também os desejos sensoriais, sendo fonte de prazer muitas vezes controlada, medicalizada e prescrita.

DOI: 10.12957/demetra.2016.22482

 

 


Palavras-chave


Alimentação; Cultura; Obesidade; Adolescente; Narrativas pessoais.

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FONTES DE INDEXAÇÃO

 

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e-ISSN: 2238-913X