O MYTHOS E A IMAGINAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIMENTANDO SENTIDOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.88383Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o uso do mito e da tragédia como faculdade da imaginação histórica no ensino de História, a partir de uma experiência transdisciplinar realizada em uma escola pública de Balneário Camboriú (SC). O mito de Prometeu, narrado por Hesíodo, e a tragédia Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, foram os recursos narrativos que utilizamos para imaginar noções de tempo significativas e alternativas ao tempo linear, racional e cronológico. Fundamentamos a experiência nas aulas de história e as reflexões nas proposições Jörn Rüsen sobre o lugar da imaginação na composição da narrativa histórica e nas reflexões de Paul Ricouer sobre os sentidos da história. O uso da imaginação, quando potencializada pela criatividade das narrativas míticas, pode ser um meio de transposição do conceito do tempo linear e estimular a imaginação de tempos-mundos éticos e diversos.
Referências
ARENDT, Hanna. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
ARISTÓFANES. Rãs. Tradução, introdução e comentários de Maria de Fátima Silva. Coimbra: IUC; São Paulo: Annablume, 2014.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas Ana Maria Valente. 3 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
BURKERT, Walter. Mito e mitologia. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. Coimbra: Edições 70, 1991.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Trad. de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.
CAVALCANTI, E. V. História, narrativa e ensino: diálogos, limites e possibilidades de uma reflexão teórica. Revista de História e Historiografia da Educação. Curitiba, Brasil, v. 4, n. 10, p. 207-238, janeiro/abril de 2020.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
DOSSE, François. O Império do sentido: a humanização das Ciências Humanas. Tradução Ilka Stern Cohen. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
EINSTEIN, A. A teoria da relatividade especial e geral. Rio de Janeiro: Contra-ponto, 1999.
ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano: A essência das religiões. Trad. Rogério Fernandes. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
ÉSQUILO. Prometeu acorrentado. In: EURÍPIDES et al. O melhor do teatro grego. Trad. Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
ÉSQUILO. Prometeu acorrentado. Tradução J.B. de Mello e Souza. São Paulo: Martin Claret, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática educativa. São Paulo: EGA, 1996.
GEORGES, Jean. Pour une pédagogie de l’imaginaire. Belgique: Casterman, 1991.
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Estudo e tradução Jaa Torrano. 7. ed. São Paulo: Iluminuras, 2007.
HESÍODO. Teogonia: trabalhos e os dias. Tradução, estudo e notas Sueli Maria de Regino. São Paulo: Martin Claret, 2010.
JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. Tradução Artur M. Parreira. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2013.
KRAEMER, M. Prometeu Acorrentado: o mito e a tragédia no ensino de História. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, 2024.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 7 ed. Campinas, SP: editora da Unicamp, 2013.
PEREIRA, Nilton Mullet. O QUE PODE A IMAGINAÇÃO NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA? CLIO: Revista de Pesquisa Histórica - CLIO (Recife. Online), ISSN: 2525-5649, vol. 38, Jan-Jun, 2020.
SOTTOMAYOR, Ana Paula Quintela. Os dilemas da condição humana. In: ÉSQUILO. Prometeu Acorrentado. São Paulo: Martin Claret, 2005.
REGINO, Sueli Maria de. Introdução: O poeta Hesíodo. In: HESÍODO. Teogonia: Trabalhos e dias. Trad. Sueli Maria de Regino. São Paulo: Martin Claret, 2010.
RICOEUR, P. Entre tempo e narrativa: concordância/discordância. Tradução João Batista Botton. Kriterion: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, Brasil, v. 53, n. 125, p. 299-310, jun. 2012.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa (tomo 1). Tradução Constança Marcondes Cesar. Campinas, SP: Papirus, 1994.
RÜSEN, Jörn. Aprendizagem Histórica: Fundamentos e Paradigmas. Tradução de Peter Horst Rautmann, Caio da Costa Pereira, Daniel Martinesehen, Sibele Paulino. Curitiba: W.A. Editores, 2012.
RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Tradução de Nélio Scheneider. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
RÜSEN, Jörn. Teoria da História: Uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora da UFPR, 2015.
SOTTOMAYOR, Ana Paula Quintela. Os dilemas da condição humana. In: ÉSQUILO. Prometeu Acorrentado. São Paulo: Martin Claret, 2005.
TORRANO, J. A. A. O mundo como função de musas. In: HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Estudo e tradução Jaa Torrano. 7. ed. São Paulo: Iluminuras, 2007.
TROCA PEREIRA, R. M. (Ps.) Lúcio Aneu Cornuto. Epítome de Tradições Teológicas Gregas - Notas Introdutórias e Tradução. Parte 1. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 67–103, 2022. DOI: 10.34019/2318-3446.2022.v10.37018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/37018. Acesso em: 20 nov. 2023.
VERNANT, J.: VIDAL-NAQUET, P. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva, 2014.
VERNANT, J. P. Mito e religião na Grécia antiga. Trad. Joana Angélica D‘avila Melo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
WIKLUND, Martin. Além da Racionalidade Instrumental: sentido histórico e racionalidade na teoria da história de Jörn Rüsen. Traduzido por Pedro Spinola Pereira Caldas. História da Historiografia, n. 1, ago. 2008.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-02-25 (4)
- 2024-12-13 (2)
- 2024-12-12 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.