UM ESTUDO DA CAPACIDADE DE RESILIÊNCIA DA POPULAÇÃO DE LUANDA NO PÓS-GUERRAS – A CONSTRUÇÃO NARRATIVA EM OXALÁ CRESÇAM PITANGAS E É DREDA SER ANGOLANO (2006/2008).
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58763Palavras-chave:
Angola, cinema, resiliência.Resumo
Este artigo é parte integrante de minha tese de doutorado, intitulada Vulnerabilidade, resiliência e identidades: construções narrativas no cinema angolano. No presente trabalho analisamos a capacidade de resiliência desenvolvida pela população de Angola, mais especificamente, de Luanda, no período do pós-guerras. Utilizamos para tanto o estudo comparado de duas produções do cinema angolano contemporâneo, Oxalá cresçam pitangas (ONDJAKI, LIBERDADE, 2006) e É dreda ser angolano (FAZUMA, 2008). Nessas duas construções narrativas podemos apontar seis eixos principais de produção e facilitação de resiliência, sejam eles o esporte, as rádios e a pirataria, as artes (música, poesia e cinema), as igrejas e escolas, a clandestinidade e a informalidade, e os sentimentos e afetos.
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