O SORRISO DA PORTA-BANDEIRA: RITUAL, SIMBOLISMO E PERFORMANCES NO MUNDO DO SAMBA CARIOCA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2016.30988Keywords:
ESCOLA DE SAMBA, RITUAL, SIMBOLISMOAbstract
A vida urbana, especialmente nas grandes cidades, está repleta de “mundos sociais” que cultivam seus próprios valores e rituais, compartilhados por aqueles que estão inseridos em suas redes de sociabilidade. Isso desafia as velhas dicotomias que tentam classificar os grupos urbanos, pois demonstra que a realidade das cidades, longe das tentadoras homogeneizações, é culturalmente múltipla e plural. Este artigo procura descrever e compreender o simbolismo que envolve um ritual que, com poucas variações, se repete em cada uma das escolas de samba do Rio de Janeiro, sendo perfeitamente conhecido pelos sambistas, mas desconhecido de grande parte do público, mesmo que muitos vivam próximo às quadras de ensaio das agremiações carnavalescas.
Downloads
Published
2016-11-01
How to Cite
Pavão, F. (2016). O SORRISO DA PORTA-BANDEIRA: RITUAL, SIMBOLISMO E PERFORMANCES NO MUNDO DO SAMBA CARIOCA. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 13(2). https://doi.org/10.12957/tecap.2016.30988
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).